A BYD deve começar a produção do seu primeiro modelo nacional até o final do ano, a informação foi confirmada pela montadora durante o lançamento do novo Dolphin Mini. “Nosso objetivo é que a produção se inicie no último trimestre de 2024”, afirmou o presidente do conselho da BYD Brasil, Alexandre Baldy.
A produção deve ocorrer em Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador, local onde a Ford manteve sua produção até 2021, quando decidiu por encerrar suas operações no Brasil e fechar suas fábricas. Em 2022 o governo do Estado da Bahia começou as negociações para que a BYD ocupasse a propriedade, que conta com 4,5 milhões de metros quadrados e capacidade de produção de 400 mil veículos por ano.
Durante o lançamento do Dolphin Mini, a brasileira Lecar, montadora fundada por Flávio Figueiredo Assis, divulgou a informação de que teria apresentado ao governo do Estado da Bahia uma proposta concorrente, demonstrando interesse em ocupar o local, iniciando assim um processo para decidir quem irá a assumir a fábrica, o processo será conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).
Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar, chegou a fazer uma visita nas instalações da fábrica. “Todos os equipamentos estão em ótimo estado de conservação. Esses maquinários irão agilizar a produção dos carros elétricos brasileiros”, afirmou.
Mesmo diante da proposta concorrente, a BYD segue confiante em seus planos, apesar de não ter comentado diretamente sobre a proposta da Lecar, a marca apresentou o novo Dolphin Mini ao Brasil no último dia 28, através do apresentador Luciano Hulk, e afirma que o novo modelo já acumula mais de 7 mil pedidos de pré-venda, que se iniciaram no último domingo, dia 25.
Questionada sobre as queixas de clientes que alegam a falta de peças de reposição para seus modelos, a marca defende que seu pós-venda não será um problema para seus compradores, atualmente a BYD tem 85 pontos pelo país e já tem planos de ampliação para 2025. “Nós temos um centro logístico com totais condições para atender à demanda”, assegurou Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD Brasil.
Fonte: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/byd-producao-nacional-carros-2024/