O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) varia de estado para estado, com alíquotas que vão de 1% a 4% sobre o valor do veículo. Isso significa que, mesmo para modelos idênticos, o valor do tributo pode ser diferente dependendo da localização do proprietário. Em 2025, o IPVA mais caro do Brasil pertence a um modelo extremamente exclusivo: uma LaFerrari registrada no estado de Goiás. O imposto devido para esse veículo chega a impressionantes R$ 1.200.738.
LaFerrari: O superesportivo com IPVA milionário
A LaFerrari é um dos supercarros mais icônicos da Ferrari, produzida entre 2013 e 2018 como o primeiro modelo híbrido da montadora italiana. Avaliada em R$ 34,8 milhões, a unidade registrada em Goiás gerou o IPVA mais alto do país. O motor V12 de 6.2 litros entrega 789 cv, que, combinado com o sistema híbrido, alcança incríveis 950 cv e 91,7 kgfm de torque. Esse torque é superior ao de duas Toyota Hilux 2025 somadas, além de superar duas Ford Ranger com motor 2.0 turbo diesel.
A LaFerrari acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 350 km/h. Com um sistema de tração eletrificada, consegue manter alta performance e reduzir o consumo de combustível em até 40%.
O valor do IPVA de R$ 1.200.738 seria suficiente para comprar um Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet, que custa R$ 1.174.000, ou dois Porsche 718 Cayman, avaliados em R$ 535 mil cada. Ainda sobrariam R$ 130 mil, o que permitiria a compra de veículos como Nissan Kicks, Fiat Fastback, Jeep Renegade, Honda City ou Volkswagen T-Cross.
Os IPVAs mais caros por estado
Cada estado tem seu próprio campeão quando se trata de IPVA. Veja abaixo alguns modelos com os tributos mais elevados em cada unidade da federação.
Rio de Janeiro
O IPVA mais alto pertence a uma Lamborghini Revuelto, avaliada em R$ 7.220.901, gerando um imposto de R$ 288.836,04. O modelo é um dos mais potentes do Brasil, com motor de 1.015 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e velocidade máxima de 350 km/h.
Na segunda e terceira posições estão duas Ferrari Purosangue, avaliadas em R$ 7.074.987 cada, com IPVA de R$ 282.999,48. A Purosangue tem motor de 715 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
São Paulo
O veículo com maior IPVA no estado é um Aston Martin Valour, avaliado em R$ 15.412.514, gerando um imposto de R$ 616.500,56. O modelo entrega 712 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
O segundo lugar é ocupado pelo Porsche 918 Spyder, avaliado em R$ 13.556.900, com um IPVA de R$ 542.276. Já a terceira posição é da McLaren 765LT Spider, com valor de R$ 7.693.120 e tributo de R$ 307.724,80.
Minas Gerais
A Ferrari 812 GTS 2023 lidera o ranking mineiro, com valor de mercado de R$ 6.577.130 e IPVA de R$ 263.085,18. O modelo tem 789 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos.
O segundo lugar pertence a uma Ferrari SF90 Stradale, avaliada em R$ 5.809.820, com imposto de R$ 232.392,78. Este modelo híbrido entrega impressionantes 986 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos.
Acre
No Acre, os maiores IPVAs pertencem a modelos da Porsche. O mais alto é de um 911 Turbo, avaliado em R$ 995.317, gerando um imposto de R$ 29.670,70.
Roraima
Em Roraima, o Porsche 911 Carrera lidera, avaliado em R$ 968.085, com IPVA de R$ 29.042,55. O segundo colocado é um Ford Mustang Mach 1, com IPVA de R$ 14.738,79.
Amapá
O imposto mais caro do Amapá pertence a uma Lamborghini Aventador SVJ, avaliada em R$ 7.344.632, com IPVA de R$ 220.338,96. Em segundo lugar, um Rolls Royce Ghost, avaliado em R$ 6.033.880, gerando um imposto de R$ 181.016,40.
Conclusão
Os valores astronômicos de IPVA refletem não apenas a variação das alíquotas estaduais, mas também o preço dos supercarros registrados no Brasil. Enquanto a maioria dos motoristas paga valores bem mais modestos, alguns proprietários de veículos de luxo desembolsam quantias que poderiam comprar vários carros populares. Se você achava seu IPVA alto, imagine pagar mais de um milhão de reais apenas de imposto para manter um carro na garagem! E aí, tem coragem?