A antiga Jaguar Land Rover, hoje conhecida como JLR, decidiu desacelerar a migração de seus veículos com motores a combustão para veículos elétricos.
Em 2021 a JLR fez um comunicado muito otimista sobre o setor de veículos elétricos, compartilhando os planos da marca para a transição dos veículos produzidos pela montadora. A princípio o plano divulgado pela JLR era de que toda a linha Jaguar estivesse com modelos elétricos até 2025 e todo o restante das linhas da JLR estivessem com modelos elétricos até 2030.
Alguns fatores de mercado e comportamento de público fizeram a JLR repensar a sua estratégia e desacelerar a migração de seus modelos para veículos elétricos. Recentemente uma pesquisa, feita pela OLX em parceria com a MindMiners, apontou que 57% dos entrevistados comprariam um carro híbrido em 2024, contra 14% que considerariam comprar um veículo zero combustão. A taxa de entrevistados que não planejam adquirir qualquer carro eletrificado esse ano ficou em 29%.
Esse comportamento de público é uma reflexão de muitos fatores socioeconômicos, como o poder de compra do cliente em relação ao valor dos veículos, além da mudança que, culturalmente, pode gerar uma relutância na troca por parte do cliente e esse será um dos principais desafios da JLR, que tem cravado em seus modelos a imponência dos seus motores a combustão.
Pensando em todos esses desafios, ao mesmo tempo que acompanha a demando do público, a JLR decidiu apostar em veículos híbridos antes de fazer a migração total para carros 100% elétricos. Com essas decisões o lançamento da Range Rover com motor zero combustão foi adiada, mas a JLR afirma já ter 16 mil pessoas na lista de espera da Range Rover 100% elétrica. “Estamos um pouco mais lentos do que afirmamos três anos atrás. Estamos trabalhando com cautela para ter certeza de que lançaremos os melhores veículos que poderíamos desenvolver”, declarou Adrian Mardell, CEO da JLR.
Fonte: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/jlr-mais-carros-hibridos-antes-eletricos/