Os 6 principais projetos de mobilidade urbana de São Paulo

Os 6 principais projetos de mobilidade urbana de São Paulo

Com o aumento da demanda por transporte eficiente e sustentável, o Governo do Estado de São Paulo apresentou, durante o 7º Fórum Infra 2024-2026, os principais projetos de mobilidade urbana planejados para o futuro próximo. Estes projetos buscam atender a população cada vez mais urbana do estado, ligando cidades, promovendo integração e melhorando o transporte de passageiros. A seguir, exploramos os seis principais projetos discutidos no evento, incluindo os desafios, investimentos e impactos esperados.

1. Trem intermunicipal São Paulo-Campinas

Este projeto prevê uma linha ferroviária de 101 km ligando o Terminal Barra Funda, em São Paulo, até a cidade de Campinas, com paradas intermediárias em Jundiaí, Valinhos e Vinhedo. O objetivo é fornecer uma opção rápida e confortável para os passageiros que percorrem este trajeto frequentemente. Com um investimento previsto de R$ 22 bilhões, o projeto se encontra em fase de estudos. Esse trecho será o “Eixo Norte” da nova malha ferroviária paulista, que futuramente contará também com os eixos Sul, Oeste e Leste, conectando São Paulo a Santos, Sorocaba e São José dos Campos, respectivamente. Esta iniciativa é um passo importante no retorno do modal ferroviário ao estado, algo que o governo enxerga como essencial para a sustentabilidade e eficiência do transporte regional.

2. Trem intermunicipal São Paulo-Sorocaba

Projetado para melhorar a conexão entre São Paulo e Sorocaba, este trem intermunicipal está atualmente em fase de consulta pública e deve entrar em leilão em 2025. Tal como o trem para Campinas, ele oferecerá duas opções de bilhete: um serviço expresso e um com paradas ao longo do trajeto. A proposta é atender tanto passageiros que viajam diariamente entre as duas cidades quanto aqueles que utilizam o transporte esporadicamente, oferecendo uma alternativa ao congestionado tráfego rodoviário entre as duas regiões. Esta linha faz parte dos esforços do governo para reduzir o uso de veículos particulares e diminuir a emissão de poluentes.

3. Melhorias nas linhas 11, 12 e 13 da CPTM

Um dos maiores investimentos planejados para a rede de transporte do estado está nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto para as linhas 11, 12 e 13 está orçado em R$ 13 bilhões e inclui reformas de estações, expansão e melhorias na rede. Dez novas estações serão adicionadas à linha 13, que se estenderá até o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. A concessão destas linhas para a iniciativa privada também está em discussão, com o objetivo de elevar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. A expectativa é de que o edital seja publicado em novembro, com o leilão previsto para o início de 2025. O governo pretende aplicar as lições aprendidas com as concessões anteriores para garantir a prestação de um serviço confiável e seguro.

4. Melhorias na linha 10 e criação da linha 14 da CPTM

A linha 10, que conecta o centro de São Paulo à região do ABC, terá finalmente a atualização necessária para atender aos padrões modernos de transporte. Este projeto contempla melhorias nas estações, com a instalação de escadas rolantes, elevadores e coberturas para proteção contra chuva. Além disso, será criada uma nova linha, a linha 14, que atravessará a Zona Leste e conectará as linhas 10 e 13, contando com 27 novas estações. Estão previstos R$ 18 bilhões para o projeto, com as audiências públicas e o lançamento do edital programados para o primeiro semestre de 2025 e o leilão para o segundo semestre.

5. Criação das linhas 19 e 20 do metrô

As linhas 19-Celeste e 20-Rosa do metrô são duas das maiores e mais aguardadas iniciativas do governo paulista. A linha 19, com 15,8 km e 15 estações, conectará Guarulhos ao centro de São Paulo, enquanto a linha 20, com 30,2 km e 25 estações, ligará a região do ABC à Zona Norte da capital, interligando importantes ramais existentes, como as linhas 1-Azul e 5-Lilás. Estas linhas representam um desafio financeiro significativo para o governo, com custo estimado de R$ 45 bilhões. A expectativa é de que o projeto entre em consulta pública no próximo ano. No entanto, ainda não há previsão para o lançamento do edital, devido à complexidade e ao custo elevado.

6. Privatização de travessias hídricas no litoral paulista

O governo de São Paulo está avaliando a privatização das travessias hídricas no litoral do estado e na capital. O serviço já existe em algumas regiões, como o trajeto Santos-Guarujá, e a proposta é de que a privatização melhore o atendimento, com a eletrificação das balsas como uma das medidas para modernizar e tornar mais sustentável o serviço. A gestão privada dessas travessias deverá buscar a eficiência no transporte e aumentar a satisfação dos usuários que dependem desse serviço para se locomover entre regiões litorâneas e represas na capital.

Esses projetos mostram a importância que o estado de São Paulo dá ao aprimoramento e modernização de sua infraestrutura de transporte. Ao investir em uma rede de mobilidade urbana integrada e sustentável, o governo espera oferecer uma alternativa viável e eficiente para a população, reduzindo a dependência de veículos particulares e promovendo um ambiente mais limpo e menos congestionado.

Fonte: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/6-projetos-mobilidade-urbana-sao-paulo/?utm_campaign=resumo_ab_-_211&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Compartilhe este artigo

Mais Artigos

Marketing para qualquer negócio!

Somos uma agência de marketing digital localizada em São Paulo, atendemos em todo país

Somos uma agência de Marketing focada em estratégias digitais para sua empresa. Prezamos pela qualidade na entrega do nosso serviço pois somos apaixonados por resultados. Estamos prontos para atendê-lo em todas suas necessidades!

Possuímos o maior leque de serviços de marketing digital para todos os mercados!