Com o aumento da demanda por transporte eficiente e sustentável, o Governo do Estado de São Paulo apresentou, durante o 7º Fórum Infra 2024-2026, os principais projetos de mobilidade urbana planejados para o futuro próximo. Estes projetos buscam atender a população cada vez mais urbana do estado, ligando cidades, promovendo integração e melhorando o transporte de passageiros. A seguir, exploramos os seis principais projetos discutidos no evento, incluindo os desafios, investimentos e impactos esperados.
1. Trem intermunicipal São Paulo-Campinas
Este projeto prevê uma linha ferroviária de 101 km ligando o Terminal Barra Funda, em São Paulo, até a cidade de Campinas, com paradas intermediárias em Jundiaí, Valinhos e Vinhedo. O objetivo é fornecer uma opção rápida e confortável para os passageiros que percorrem este trajeto frequentemente. Com um investimento previsto de R$ 22 bilhões, o projeto se encontra em fase de estudos. Esse trecho será o “Eixo Norte” da nova malha ferroviária paulista, que futuramente contará também com os eixos Sul, Oeste e Leste, conectando São Paulo a Santos, Sorocaba e São José dos Campos, respectivamente. Esta iniciativa é um passo importante no retorno do modal ferroviário ao estado, algo que o governo enxerga como essencial para a sustentabilidade e eficiência do transporte regional.
2. Trem intermunicipal São Paulo-Sorocaba
Projetado para melhorar a conexão entre São Paulo e Sorocaba, este trem intermunicipal está atualmente em fase de consulta pública e deve entrar em leilão em 2025. Tal como o trem para Campinas, ele oferecerá duas opções de bilhete: um serviço expresso e um com paradas ao longo do trajeto. A proposta é atender tanto passageiros que viajam diariamente entre as duas cidades quanto aqueles que utilizam o transporte esporadicamente, oferecendo uma alternativa ao congestionado tráfego rodoviário entre as duas regiões. Esta linha faz parte dos esforços do governo para reduzir o uso de veículos particulares e diminuir a emissão de poluentes.
3. Melhorias nas linhas 11, 12 e 13 da CPTM
Um dos maiores investimentos planejados para a rede de transporte do estado está nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto para as linhas 11, 12 e 13 está orçado em R$ 13 bilhões e inclui reformas de estações, expansão e melhorias na rede. Dez novas estações serão adicionadas à linha 13, que se estenderá até o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. A concessão destas linhas para a iniciativa privada também está em discussão, com o objetivo de elevar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. A expectativa é de que o edital seja publicado em novembro, com o leilão previsto para o início de 2025. O governo pretende aplicar as lições aprendidas com as concessões anteriores para garantir a prestação de um serviço confiável e seguro.
4. Melhorias na linha 10 e criação da linha 14 da CPTM
A linha 10, que conecta o centro de São Paulo à região do ABC, terá finalmente a atualização necessária para atender aos padrões modernos de transporte. Este projeto contempla melhorias nas estações, com a instalação de escadas rolantes, elevadores e coberturas para proteção contra chuva. Além disso, será criada uma nova linha, a linha 14, que atravessará a Zona Leste e conectará as linhas 10 e 13, contando com 27 novas estações. Estão previstos R$ 18 bilhões para o projeto, com as audiências públicas e o lançamento do edital programados para o primeiro semestre de 2025 e o leilão para o segundo semestre.
5. Criação das linhas 19 e 20 do metrô
As linhas 19-Celeste e 20-Rosa do metrô são duas das maiores e mais aguardadas iniciativas do governo paulista. A linha 19, com 15,8 km e 15 estações, conectará Guarulhos ao centro de São Paulo, enquanto a linha 20, com 30,2 km e 25 estações, ligará a região do ABC à Zona Norte da capital, interligando importantes ramais existentes, como as linhas 1-Azul e 5-Lilás. Estas linhas representam um desafio financeiro significativo para o governo, com custo estimado de R$ 45 bilhões. A expectativa é de que o projeto entre em consulta pública no próximo ano. No entanto, ainda não há previsão para o lançamento do edital, devido à complexidade e ao custo elevado.
6. Privatização de travessias hídricas no litoral paulista
O governo de São Paulo está avaliando a privatização das travessias hídricas no litoral do estado e na capital. O serviço já existe em algumas regiões, como o trajeto Santos-Guarujá, e a proposta é de que a privatização melhore o atendimento, com a eletrificação das balsas como uma das medidas para modernizar e tornar mais sustentável o serviço. A gestão privada dessas travessias deverá buscar a eficiência no transporte e aumentar a satisfação dos usuários que dependem desse serviço para se locomover entre regiões litorâneas e represas na capital.
Esses projetos mostram a importância que o estado de São Paulo dá ao aprimoramento e modernização de sua infraestrutura de transporte. Ao investir em uma rede de mobilidade urbana integrada e sustentável, o governo espera oferecer uma alternativa viável e eficiente para a população, reduzindo a dependência de veículos particulares e promovendo um ambiente mais limpo e menos congestionado.
Fonte: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/6-projetos-mobilidade-urbana-sao-paulo/?utm_campaign=resumo_ab_-_211&utm_medium=email&utm_source=RD+Station