O futuro parece ser muito promissor para os veículos elétricos e híbridos no Brasil, o crescimento tem sido exponencial e a tendência é que continue assim. Em 2023, a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) registrou o emplacamento de 93,9 mil unidades no país, um aumento de 90,85% em relação a 2022, que registrou o emplacamento de 49,2 mil unidades.
A expectativa para 2024 é ainda mais animadora, mesmo com a aprovação da reforma tributária para veículos elétricos e híbridos (que prevê um aumento gradual dos impostos para veículos do segmento, acrescentando incentivo fiscal para montadoras localizadas no nordeste). A indústria prevê o emplacamento de 142 mil unidades da categoria para este ano, o que representaria um aumento de 51,22% em relação a 2023.
Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, no Brasil, a venda de elétricos e híbridos deverá representar 55% das vendas de veículos novos em 2040. Cenário que impressiona positivamente a indústria, principalmente pelo fato de que o Brasil começou, sua introdução aos modelos, atrasado em relação a outros países, como os Estados Unidos, que já estuda a proibição da venda de carros a gasolina até 2035 no estado da Califórnia.
Em busca de consolidar esses dados, a Automotive Business se uniu à consultoria Roland Berger para realizar a Up Next – Eletrificados, uma pesquisa que busca ouvir dos próprios condutores dos veículos suas impressões e expectativas para o segmento dos elétricos e híbridos no Brasil. A pesquisa já está disponível no site da Automotive Business para quem quiser participar e os resultados serão divulgados no segundo trimestre de 2024, após o Fórum Up Next, que vai reunir a liderança do setor automotivo, em abril deste ano.