A zona sul de São Paulo contará com transporte público hidroviário que, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), estará em pleno funcionamento no início de fevereiro.
A frota prevista inicialmente é de duas embarcações que oferecerão uma infraestrutura completa para os usuários, com capacidade para 60 passageiros sentados, duas portas laterais exclusivas para as operações de embarque e desembarque de passageiros, espaço para três cadeirantes e banheiro acessível, espaço para acomodação de bicicletas, ar-condicionado e tomada USB. Os veículos devem obedecer às normas aplicáveis da Autoridade Marítima (Normam).
O trecho atendido pela linha fará a ligação entre os bairros Cantinho do Céu, na região do Grajaú, ao Mar Paulista, também na Zona Sul da capital. Atualmente este trecho pode ser feito por terra, no sentido da Avenida Dona Belmira Marin, e a viagem é de aproximadamente 1h, para quem necessita do transporte público, a viagem pode ser feita de ônibus com, no mínimo, uma baldeação entre linhas diferentes e o percurso é feito em média 1h45.
Com a nova linha hidroviário, o trecho será feito pela Represa Billings e a viagem levará entre 15 e 20 minutos. Os passageiros poderão pagar a passagem com o Bilhete Único e o transporte fará parte da integração com ônibus, metrô e CPTM da cidade.